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Por Jonathan Santos 12 de Feveriro de 2020 |
O marketing para pet shop é um dos principais meios para aquisição de novos clientes, assim como em vários outros tipos de segmento. Para isso, é preciso uma estratégia bem elaborada com o objetivo de alcançar o público certo no momento certo.
Quando implementadas de maneira adequada, as ações de marketing podem trazer excelentes retornos nos pet shops. Mas, afinal, por que investir em marketing para pet shop? Como fazer uma estratégia realmente efetiva para conquistar e fidelizar cada vez mais consumidores? É o que vamos mostrar neste artigo. Continue a leitura e entenda.
O marketing para pet shop é um dos principais meios para aquisição de novos clientes, assim como em vários outros tipos de segmento. Para isso, é preciso uma estratégia bem elaborada com o objetivo de alcançar o público certo no momento certo.
Quando implementadas de maneira adequada, as ações de marketing podem trazer excelentes retornos nos pet shops. Mas, afinal, por que investir em marketing para pet shop? Como fazer uma estratégia realmente efetiva para conquistar e fidelizar cada vez mais consumidores? É o que vamos mostrar neste artigo. Continue a leitura e entenda.
Por que investir em marketing para pet shop?
Para que um negócio seja bem sucedido, ele precisa ser visto. Mais do que isso, dada a alta concorrência, ele precisa convencer os consumidores de que é o mais apto a resolver seus problemas.
Quando falamos do mercado pet, então, isso é ainda mais importante. Afinal, ele envolve o cuidado com animais tão queridos pelas pessoas e, nesse sentido, se torna ainda mais imprescindível aproximar-se desse público.
Isso é possível por meio do marketing para pet shop. Com uma comunicação clara, eficiente e acolhedora, é possível não só divulgar seu negócio, como também (e principalmente) fazer com que seja lembrado em momentos oportunos.
O marketing é um dos principais responsáveis pelo crescimento das empresas, fazendo com que elas ganhem alcance e se tornem referência em seus respectivos segmentos. Tudo isso, por si só, precisa ser um incentivo para investir o quanto antes em estratégias para seu pet shop.
Como fazer marketing para pet shop?
O marketing para pet shop tem similaridades com aquele aplicado a outros tipos de negócio, mas também tem suas particularidades. Isso porque, conforme mencionamos, ele envolve o cuidado e bem-estar de animais. Veja a seguir como fazer uma estratégia eficiente.
Crie um site e/ou e-commerce
Foi-se o tempo em que o principal marketing das empresas estava presente no offline, ou seja, na loja física. Hoje em dia, o ganho de alcance e de visibilidade dos pet shops depende também da presença no meio on-line.
Por isso, é fundamental criar um site para o pet shop. Isso possibilita que ele seja encontrado nos buscadores (como o Google) e aumenta as chances de que mais pessoas o encontrem.
Além disso, quando possível, é importante considerar a criação de um e-commerce (ou seja, uma loja virtual) com o objetivo de realizar a venda de produtos também virtualmente. Nesse sentido, é preciso cuidar para que o site seja organizado e intuitivo, e também pensar em questões como logística de entregas, equipe de atendimento, entre outras.
Aposte em conteúdos relevantes
Lembre-se que o marketing deve ser usado para fazer com que seu negócio seja conhecido pelo público. Isso significa que ele ainda não é. Por isso, é preciso investir em maneiras para que ele seja encontrado. Porém, isso dificilmente acontecerá pelo nome da marca. Afinal, ele não conhece sua loja.
Mas como fazer isso? Uma forma bastante eficiente é apostar em conteúdos relevantes em blogs. Grande parte das pessoas que tem dúvidas ou precisa resolver um problema, recorre a buscadores para solucioná-los.
Pense, por exemplo, numa pessoa que adotou um cãozinho e que está em busca de ideias para gastar a energia do seu pet. Ao pesquisar sobre o assunto no Google, por exemplo, ele identifica que uma das maneiras é levando-o para passear e para fazer atividades ao ar livre.
Bom, a primeira coisa que ele precisará para isso será uma coleira, certo? Pois, chegamos ao ponto referente à entrega de conteúdos relevantes. Ao produzir materiais que resolvam dúvidas ainda que básicas dos consumidores, seu pet shop estará mais próximo de ser acessado por ele quando precisar adquirir um produto e/ou serviço que você oferece.
Cadastre a loja no Google Meu Negócio
Na mesma lógica de ser encontrado por meio de conteúdos relevantes, seu pet shop também precisa ser encontrado pelo próprio nome, não é mesmo? Assim, sempre que uma pessoa pesquisar sobre sua marca no Google, poderá encontrar o site, telefone, endereço, entre outras informações do seu pet shop.
Então, não deixe de cadastrar sua loja no Google Meu Negócio. Além de evidenciar seu pet shop para pessoas que pesquisarem por ele, a ferramenta é capaz de exibir a localização do seu pet shop sempre que as pessoas que estiverem em uma distância próxima fizerem uma pesquisa.
Trata-se de um cadastro gratuito e que permite maior visibilidade da sua loja. Soma-se a isso a possibilidade de que as pessoas a avaliem e enviem fotos e comentários sobre suas experiências com o pet shop.
Esteja presente nas redes sociais
Para além da presença, é preciso também se comunicar e interagir com as pessoas no ambiente em que elas se encontram. E, para isso, nada mais justo do que ter presença nas redes sociais que o público está.
Atente-se ao fato de que mencionamos redes sociais em que seu público está. Sendo assim, de nada adianta criar perfis naquelas redes que não terão, de fato, impacto no seu tipo de consumidor.
Dessa forma, é necessário um estudo e um planejamento adequado a fim de conhecê-lo melhor e identificar quais são as redes sociais que ele mais usa no dia a dia. Feito isso, é importante ter contas em cada uma delas, seja Facebook, Twitter, Instagram ou LinkedIn.
Mais do que apenas estar presente, é preciso, mais uma vez, entregar conteúdos relevantes com o objetivo de gerar engajamento. Algumas ideias são dar dicas de cuidados com os pets, oferecer lives e bate-papos sobre assuntos relevantes e, é claro, estar disponível para responder possíveis dúvidas ou tentativas de contato pelo inbox.
Envie e-mail marketing
O e-mail marketing é uma eficiente ferramenta para se comunicar com seus consumidores e se tornar autoridade nos assuntos relativos ao mundo pet. Por meio dele, é possível enviar não só as novidades de produtos do pet shop, como também dar dicas e avisar sobre cronogramas de vacinação, por exemplo.
Aqui, também é necessário bastante planejamento a fim de ter uma estratégia eficaz para os e-mails. Para isso, é preciso, primeiramente, obter o contato de e-mail dos clientes e possíveis clientes, podendo ser feito por meio de fichas de cadastro ou campos dedicados no site ou no blog.
No entanto, nunca compre listas de e-mail prontas e de pessoas que nunca tiveram contato com seu pet shop anteriormente. Diferentemente do que se pode pensar, isso pode gerar um impacto negativo no marketing para pet shop e afastar consumidores do seu negócio. Apenas se comunique com quem deu autorização para isso.
Em seguida, é interessante traçar um calendário editorial, com o sentido de programar quais serão os tipos de conteúdos e ofertas enviadas. Considere também a inserção de vídeos tutoriais e outros materiais que gerem engajamento.
O marketing para pet shop é fundamental para tornar sua loja mais conhecida e gerar engajamento dos consumidores com a sua marca. Como vimos neste post, para obter resultados reais, é necessário seguir alguns passos e fazer uso de ferramentas que tornam essa tarefa menos complicada.
Para além do marketing, oferecer um bom atendimento também é uma ótima maneira de entregar uma boa experiência para os clientes do seu pet shop. Veja então como o atendimento único e personalizado pode auxiliar sua loja a crescer.
Por que investir em marketing para pet shop?
Para que um negócio seja bem sucedido, ele precisa ser visto. Mais do que isso, dada a alta concorrência, ele precisa convencer os consumidores de que é o mais apto a resolver seus problemas.
Quando falamos do mercado pet, então, isso é ainda mais importante. Afinal, ele envolve o cuidado com animais tão queridos pelas pessoas e, nesse sentido, se torna ainda mais imprescindível aproximar-se desse público.
Isso é possível por meio do marketing para pet shop. Com uma comunicação clara, eficiente e acolhedora, é possível não só divulgar seu negócio, como também (e principalmente) fazer com que seja lembrado em momentos oportunos.
O marketing é um dos principais responsáveis pelo crescimento das empresas, fazendo com que elas ganhem alcance e se tornem referência em seus respectivos segmentos. Tudo isso, por si só, precisa ser um incentivo para investir o quanto antes em estratégias para seu pet shop.
Como fazer marketing para pet shop?
O marketing para pet shop tem similaridades com aquele aplicado a outros tipos de negócio, mas também tem suas particularidades. Isso porque, conforme mencionamos, ele envolve o cuidado e bem-estar de animais. Veja a seguir como fazer uma estratégia eficiente.
Crie um site e/ou e-commerce
Foi-se o tempo em que o principal marketing das empresas estava presente no offline, ou seja, na loja física. Hoje em dia, o ganho de alcance e de visibilidade dos pet shops depende também da presença no meio on-line.
Por isso, é fundamental criar um site para o pet shop. Isso possibilita que ele seja encontrado nos buscadores (como o Google) e aumenta as chances de que mais pessoas o encontrem.
Além disso, quando possível, é importante considerar a criação de um e-commerce (ou seja, uma loja virtual) com o objetivo de realizar a venda de produtos também virtualmente. Nesse sentido, é preciso cuidar para que o site seja organizado e intuitivo, e também pensar em questões como logística de entregas, equipe de atendimento, entre outras.
Aposte em conteúdos relevantes
Lembre-se que o marketing deve ser usado para fazer com que seu negócio seja conhecido pelo público. Isso significa que ele ainda não é. Por isso, é preciso investir em maneiras para que ele seja encontrado. Porém, isso dificilmente acontecerá pelo nome da marca. Afinal, ele não conhece sua loja.
Mas como fazer isso? Uma forma bastante eficiente é apostar em conteúdos relevantes em blogs. Grande parte das pessoas que tem dúvidas ou precisa resolver um problema, recorre a buscadores para solucioná-los.
Pense, por exemplo, numa pessoa que adotou um cãozinho e que está em busca de ideias para gastar a energia do seu pet. Ao pesquisar sobre o assunto no Google, por exemplo, ele identifica que uma das maneiras é levando-o para passear e para fazer atividades ao ar livre.
Bom, a primeira coisa que ele precisará para isso será uma coleira, certo? Pois, chegamos ao ponto referente à entrega de conteúdos relevantes. Ao produzir materiais que resolvam dúvidas ainda que básicas dos consumidores, seu pet shop estará mais próximo de ser acessado por ele quando precisar adquirir um produto e/ou serviço que você oferece.
Cadastre a loja no Google Meu Negócio
Na mesma lógica de ser encontrado por meio de conteúdos relevantes, seu pet shop também precisa ser encontrado pelo próprio nome, não é mesmo? Assim, sempre que uma pessoa pesquisar sobre sua marca no Google, poderá encontrar o site, telefone, endereço, entre outras informações do seu pet shop.
Então, não deixe de cadastrar sua loja no Google Meu Negócio. Além de evidenciar seu pet shop para pessoas que pesquisarem por ele, a ferramenta é capaz de exibir a localização do seu pet shop sempre que as pessoas que estiverem em uma distância próxima fizerem uma pesquisa.
Trata-se de um cadastro gratuito e que permite maior visibilidade da sua loja. Soma-se a isso a possibilidade de que as pessoas a avaliem e enviem fotos e comentários sobre suas experiências com o pet shop.
Esteja presente nas redes sociais
Para além da presença, é preciso também se comunicar e interagir com as pessoas no ambiente em que elas se encontram. E, para isso, nada mais justo do que ter presença nas redes sociais que o público está.
Atente-se ao fato de que mencionamos redes sociais em que seu público está. Sendo assim, de nada adianta criar perfis naquelas redes que não terão, de fato, impacto no seu tipo de consumidor.
Dessa forma, é necessário um estudo e um planejamento adequado a fim de conhecê-lo melhor e identificar quais são as redes sociais que ele mais usa no dia a dia. Feito isso, é importante ter contas em cada uma delas, seja Facebook, Twitter, Instagram ou LinkedIn.
Mais do que apenas estar presente, é preciso, mais uma vez, entregar conteúdos relevantes com o objetivo de gerar engajamento. Algumas ideias são dar dicas de cuidados com os pets, oferecer lives e bate-papos sobre assuntos relevantes e, é claro, estar disponível para responder possíveis dúvidas ou tentativas de contato pelo inbox.
Envie e-mail marketing
O e-mail marketing é uma eficiente ferramenta para se comunicar com seus consumidores e se tornar autoridade nos assuntos relativos ao mundo pet. Por meio dele, é possível enviar não só as novidades de produtos do pet shop, como também dar dicas e avisar sobre cronogramas de vacinação, por exemplo.
Aqui, também é necessário bastante planejamento a fim de ter uma estratégia eficaz para os e-mails. Para isso, é preciso, primeiramente, obter o contato de e-mail dos clientes e possíveis clientes, podendo ser feito por meio de fichas de cadastro ou campos dedicados no site ou no blog.
No entanto, nunca compre listas de e-mail prontas e de pessoas que nunca tiveram contato com seu pet shop anteriormente. Diferentemente do que se pode pensar, isso pode gerar um impacto negativo no marketing para pet shop e afastar consumidores do seu negócio. Apenas se comunique com quem deu autorização para isso.
Em seguida, é interessante traçar um calendário editorial, com o sentido de programar quais serão os tipos de conteúdos e ofertas enviadas. Considere também a inserção de vídeos tutoriais e outros materiais que gerem engajamento.
O marketing para pet shop é fundamental para tornar sua loja mais conhecida e gerar engajamento dos consumidores com a sua marca. Como vimos neste post, para obter resultados reais, é necessário seguir alguns passos e fazer uso de ferramentas que tornam essa tarefa menos complicada.
Para além do marketing, oferecer um bom atendimento também é uma ótima maneira de entregar uma boa experiência para os clientes do seu pet shop. Veja então como o atendimento único e personalizado pode auxiliar sua loja a crescer.
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