Por Jonathan Santos
12 de Feveriro de 2020

Ações Promocionais para atrair clientes para o Pet Shop

Ações Promocionais para atrair clientes para o Pet Shop

O sucesso de um pet shop depende, em grande parte, de bons produtos e bom serviço, é claro. Porém, mais do que isso, é necessário também ter algumas ações capazes de atrair clientes para a loja, seja ela virtual ou física.

Esse é o caso das ações promocionais: quando criativas e aplicadas da maneira correta, elas promovem aumento das vendas e também maior satisfação dos clientes.

Neste post, vamos mostrar algumas ideias de ações promocionais para você aplicar no seu pet shop e atrair ainda mais clientes.

Amostras grátis

Essa é uma das maneiras mais práticas de fazer uma ação promocional, divulgar produtos novos e, ao mesmo tempo, fidelizar clientes. Afinal, quem é que não gosta de ganhar um produto para o seu animalzinho?

Por isso, considere entregar amostras grátis de produtos para os clientes a fim de que, ao se certificarem da qualidade e efetividade, possam voltar a consumi-lo quando estiver, de fato, à venda.

Descontos em produtos

Oferecer descontos em produtos pode auxiliar em quesitos como:

- aumento das vendas;

- escoamento do estoque;

- divulgação de produtos.

Por isso, sempre que possível, faça descontos no pet shop para atrair mais clientes. Não se esqueça, porém, de atentar para a margem que ainda restará com a redução do preço. Além disso, outra ideia é fazer “promoções relâmpago”, a fim de gerar um senso de urgência e incentivar ainda mais fortemente a compra.

Pacotes de produtos e/ou serviços

Para além dos descontos, experimente fazer pacotes de produtos e/ou serviços. Por exemplo, é possível criar um “kit” ou “pack” de petiscos em que levando cinco unidades, o cliente levará a sexta gratuitamente.

A mesma lógica pode ser aplicada para serviços também, como é o caso dos banhos e tosas. Experimente criar “pacotes” com 5 banhos em que cada um saia por um preço mais acessível. Essa é uma maneira de ter previsibilidade e otimizar o fluxo de caixa a curto prazo.

Adesão a datas promocionais importantes

Não deixe de aderir seu pet shop às datas promocionais importantes para o mercado, como: Black Friday (última sexta-feira de Novembro), Dia do cliente (15 de setembro) e até mesmo datas comemorativas como o Dia Mundial dos Animais (4 de outubro).

Essas são épocas de aumento nas vendas e são a oportunidade ideal para promover sua marca. Nessas datas, faça promoções verdadeiramente benéficas para os clientes e aumente as chances de que voltem a comprar em seu pet shop mesmo em datas comuns.

Parcerias

As parcerias podem ser ótimas alternativas para aumentar as vendas e atrair ainda mais clientes para o pet shop. Elas podem ser feitas de diversas maneiras. Confira algumas delas a seguir.

Organizações sem fins lucrativos

Fazer parceria com Organizações sem fins lucrativos demonstra que seu pet shop é consciente e preocupado com a causa animal. Nesse sentido, essa é uma estratégia que pode atrair consumidores para o seu negócio.

Uma ideia é incentivar e promover campanhas de vacinação e feiras de adoção na sua loja. Dessa forma, é possível que pessoas que ainda não conhecem sua marca a conheçam devido a essas ações e estabeleçam algum tipo de relacionamento com o pet shop.

Fornecedores e clínicas veterinárias

Fornecedores e clínicas veterinárias são ótimas oportunidades de parceria. Isso porque eles lidam diretamente com seu público (pessoas que têm pets em casa) e, assim, podem indicar seu pet shop para os clientes.

Considere também fazer descontos em produtos e serviços para clientes que chegam à sua loja por indicação de um desses parceiros. Assim, são grandes as chances de fidelização desses consumidores.

Influencers

O ambiente digital tem um diferencial: o alcance. Ele possibilita às marcas chegarem em consumidores que no meio off-line dificilmente chegariam. Por isso, é indicado fazer parcerias com influencers do mundo pet para obter ainda mais visibilidade e conquistar clientes.

Uma ideia aqui é oferecer um cupom promocional para os seguidores dos influencers. Essa é uma maneira também de medir a efetividade da ação, observando a quantidade de compras e o ticket médio das pessoas que compraram com aquele desconto.

Programa de pontos ou cashback

Os programas de pontos têm como principal objetivo fazer com que os clientes se sintam beneficiados a cada vez que consomem em seu pet shop. Isso porque ele entrega “pontos” (que podem ser contabilizados por CPF, por exemplo) e estes podem ser trocados por produtos ou descontos. Outra ideia é aderir ao cashback e possibilitar que os clientes obtenham de volta o valor que pagam em produtos e serviços no pet shop.

Serviço de assinatura

Seguindo uma linha semelhante à do programa de pontos, serviços por assinatura têm sido cada vez mais usados pelas lojas para garantir não só aumento das vendas, como também a fidelização dos clientes. Essa prática faz parte de uma estratégia que também envolve previsibilidade de receita.

Para isso, uma dica é criar um aplicativo ou até mesmo um site que permita que os consumidores se cadastrem. Feito isso, o cliente faz o pagamento periódico (de mês em mês, por exemplo) e, em contrapartida, recebe em casa produtos da assinatura.

Mencionamos os benefícios para o pet shop. Mas e para o cliente, qual é a vantagem de um serviço de assinatura? Bom, a principal delas é a comodidade de receber em casa produtos para o seu pet, sejam eles brinquedos, ração ou petiscos, por exemplo.

Fazer ações promocionais para pet shops é mais do que apenas oferecer redução de preços. Para isso, é fundamental traçar uma estratégia para entender quais são as possibilidades, melhor época para aplicá-las, impacto no fluxo de caixa, entre outros fatores.

Fazendo isso, são maiores as chances de garantir que tais ações tragam, de fato, bons resultados para a loja. Caso contrário, podem oferecer riscos para o negócio.

Por falar em estratégia, que tal conferir como anda o marketing do seu pet shop? Leia o artigo Plano de marketing para pet shop!

O sucesso de um pet shop depende, em grande parte, de bons produtos e bom serviço, é claro. Porém, mais do que isso, é necessário também ter algumas ações capazes de atrair clientes para a loja, seja ela virtual ou física.

Esse é o caso das ações promocionais: quando criativas e aplicadas da maneira correta, elas promovem aumento das vendas e também maior satisfação dos clientes.

Neste post, vamos mostrar algumas ideias de ações promocionais para você aplicar no seu pet shop e atrair ainda mais clientes.

Amostras grátis

Essa é uma das maneiras mais práticas de fazer uma ação promocional, divulgar produtos novos e, ao mesmo tempo, fidelizar clientes. Afinal, quem é que não gosta de ganhar um produto para o seu animalzinho?

Por isso, considere entregar amostras grátis de produtos para os clientes a fim de que, ao se certificarem da qualidade e efetividade, possam voltar a consumi-lo quando estiver, de fato, à venda.

Descontos em produtos

Oferecer descontos em produtos pode auxiliar em quesitos como:

- aumento das vendas;

- escoamento do estoque;

- divulgação de produtos.

Por isso, sempre que possível, faça descontos no pet shop para atrair mais clientes. Não se esqueça, porém, de atentar para a margem que ainda restará com a redução do preço. Além disso, outra ideia é fazer “promoções relâmpago”, a fim de gerar um senso de urgência e incentivar ainda mais fortemente a compra.

Pacotes de produtos e/ou serviços

Para além dos descontos, experimente fazer pacotes de produtos e/ou serviços. Por exemplo, é possível criar um “kit” ou “pack” de petiscos em que levando cinco unidades, o cliente levará a sexta gratuitamente.

A mesma lógica pode ser aplicada para serviços também, como é o caso dos banhos e tosas. Experimente criar “pacotes” com 5 banhos em que cada um saia por um preço mais acessível. Essa é uma maneira de ter previsibilidade e otimizar o fluxo de caixa a curto prazo.

Adesão a datas promocionais importantes

Não deixe de aderir seu pet shop às datas promocionais importantes para o mercado, como: Black Friday (última sexta-feira de Novembro), Dia do cliente (15 de setembro) e até mesmo datas comemorativas como o Dia Mundial dos Animais (4 de outubro).

Essas são épocas de aumento nas vendas e são a oportunidade ideal para promover sua marca. Nessas datas, faça promoções verdadeiramente benéficas para os clientes e aumente as chances de que voltem a comprar em seu pet shop mesmo em datas comuns.

Parcerias

As parcerias podem ser ótimas alternativas para aumentar as vendas e atrair ainda mais clientes para o pet shop. Elas podem ser feitas de diversas maneiras. Confira algumas delas a seguir.

Organizações sem fins lucrativos

Fazer parceria com Organizações sem fins lucrativos demonstra que seu pet shop é consciente e preocupado com a causa animal. Nesse sentido, essa é uma estratégia que pode atrair consumidores para o seu negócio.

Uma ideia é incentivar e promover campanhas de vacinação e feiras de adoção na sua loja. Dessa forma, é possível que pessoas que ainda não conhecem sua marca a conheçam devido a essas ações e estabeleçam algum tipo de relacionamento com o pet shop.

Fornecedores e clínicas veterinárias

Fornecedores e clínicas veterinárias são ótimas oportunidades de parceria. Isso porque eles lidam diretamente com seu público (pessoas que têm pets em casa) e, assim, podem indicar seu pet shop para os clientes.

Considere também fazer descontos em produtos e serviços para clientes que chegam à sua loja por indicação de um desses parceiros. Assim, são grandes as chances de fidelização desses consumidores.

Influencers

O ambiente digital tem um diferencial: o alcance. Ele possibilita às marcas chegarem em consumidores que no meio off-line dificilmente chegariam. Por isso, é indicado fazer parcerias com influencers do mundo pet para obter ainda mais visibilidade e conquistar clientes.

Uma ideia aqui é oferecer um cupom promocional para os seguidores dos influencers. Essa é uma maneira também de medir a efetividade da ação, observando a quantidade de compras e o ticket médio das pessoas que compraram com aquele desconto.

Programa de pontos ou cashback

Os programas de pontos têm como principal objetivo fazer com que os clientes se sintam beneficiados a cada vez que consomem em seu pet shop. Isso porque ele entrega “pontos” (que podem ser contabilizados por CPF, por exemplo) e estes podem ser trocados por produtos ou descontos. Outra ideia é aderir ao cashback e possibilitar que os clientes obtenham de volta o valor que pagam em produtos e serviços no pet shop.

Serviço de assinatura

Seguindo uma linha semelhante à do programa de pontos, serviços por assinatura têm sido cada vez mais usados pelas lojas para garantir não só aumento das vendas, como também a fidelização dos clientes. Essa prática faz parte de uma estratégia que também envolve previsibilidade de receita.

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